História das Feiras
" A história da humanidade está repleta de referências a feiras. Não se sabe ao certo onde e quando apareceu a primeira feira, no entanto há dados que nos permitem afirmar que em 500 A.C. já havia feiras no Médio Oriente, na cidade de Tiro.
As primeiras referências a feiras aparecem misturadas com referências ao comercio, às festividades religiosas e aos dias santos. Mercadores de terras distantes juntavam-se aos locais para a troca de mercadoria. É evidente que a religião andou de mãos dadas com o comercio. A palavra latina feria, que significava dia santo, feriado, é a palavra que deu origem à portuguesa feira, à espanhola feria e a inglesa fair.
Após a decadência do Império Romano, feiras medievais representavam o momento no qual ressurge o comercio na Europa, no final do século XI A Europa sai do feudalismo, no qual as pessoas viviam em territórios limitados, no qual produziam tudo que precisavam, ou usavam o sistema de trocas.
As Cruzadas reabriram o caminho pelo mar mediterrâneo e possibilitaram aos europeus um maior contato com o ocidente, de onde traziam mercadorias raras e exóticas ( cravo, canela, pimenta, seda porcelana...), muito cobiçadas no Velho Continente. Era o renascimento comercial, uma vez que essas mercadorias eram trazidas e o dinheiro antes entesourado, voltou à circulação. Estes produtos começaram a ser vendidos nas feiras que surgiam nas cidades que renasciam (Burgos). Durante as realizações das feiras medievais interrompiam-se as guerras para que os vendedores pudessem trabalhar em segurança."
Por tudo isso acho a feira livre um lugar de muita enrergia boa, próspera e farta!
Um comentário:
Oi Felícia, td bem?
Estou participando tbm do Desafio de Verão. Resolvi visitar alguns blogs. E saber como anda o processo de cada uma das participandes, vejo que está indo muiiiito bem. só não consegui localizar com qtos quilos está no momento.
Bem no que precisar pode contar comigo, ok?
Boa Noite!
Bjos ¹²³
Postar um comentário